Você sabia que, como contratante dos serviços da Fatal Model, você pode contribuir para a dignificação do mercado de acompanhantes? Como se sabe, mesmo essa profissão sendo considerada uma das mais antigas do mundo, ela ainda é permeada por tabus e preconceitos – e quem vive desse ramo costuma ser mal visto e mal tratado.
E isso acontece mesmo que, em 2002, o trabalho de acompanhante tenha se tornando uma atividade reconhecida como profissão no país, oficializada pelo Ministério do Trabalho, definida formalmente como “profissional do sexo”. Ou seja: avanços aconteceram, mas a mentalidade da grande maioria das pessoas ainda carrega muito preconceito.
Mas, afinal, você pode estar se perguntando como poderá ajudar a virar esse jogo e tornar esse mercado melhor, e “mais bem visto” pela sociedade, certo? E mais, você também pode estar questionando os motivos para fazer isso. Para tirar essas dúvidas, fique de olho neste artigo até o final!
Como Posso ajudar a Tornar o Mercado de Acompanhantes Mais Digno?
Sem dúvidas, todo mundo deveria lutar contra todo o qualquer tipo de preconceito. Trata-se de uma questão de cidadania e empatia. Com o mercado de acompanhantes não é diferente. E há muitas formas de tornar esse ramo mais digno para seus trabalhadores. Vamos conferir algumas delas?
- Respeito, acima de tudo
O primeiro passo a ser dado para tornar o mercado de acompanhantes mais digno é, sem dúvidas, tratar os profissionais com respeito. A falta de respeito, aliás, é causa de um dos problemas mais sérios que a categoria enfrenta: a violência – principalmente contra mulheres e o público LGBTQIA+.
Além disso, o desrespeito também desencoraja muitas pessoas que pensam em entrar para o ramo, e provoca a desistência de quem já está nele. Afinal, quem gosta de trabalhar dessa forma? E, se queremos cada vez mais profissionais nessa área, isso certamente acaba prejudicando.
Portanto, o exercício que deve ser feito é colocar-se, sempre, no lugar do outro, utilizando a velha máxima: “não fazer para o outro aquilo que eu não gostaria que fizessem para mim”. - Pagar pelo serviço
Existe falta de dignidade maior do que realizar um trabalho e não receber o pagamento por ele? Pois é uma atitude que muitos acompanhantes vivenciam. Além de também ser um desrespeito, a prática acaba contribuindo para a desvalorização da classe. Por isso, enquanto contratante do serviço, sempre pague corretamente a (o) acompanhante. - Lutar contra o preconceito
Essa é uma das mais eficazes formas de trazer dignidade para todos os profissionais do sexo. E como realizá-la? De diversas maneiras: evitando falar mal ou debochar dos profissionais da área, não dando ibope para as pessoas que fazem isso – mas fazê-las perceber o erro e, claro, tratando todos com respeito.
Por Que Devo Contribuir Para Tornar Esse Mercado Mais Digno?
A resposta para essa pergunta é simples: quanto mais as pessoas contribuírem para a dignificação do mercado de acompanhantes, mais profissionais da área surgirão. Isso porque muitos deixam de entrar nesse ramo justamente pela falta de respeito que muitos trabalhadores enfrentam.
Da mesma forma, condições dignas de trabalho atraem profissionais competentes. Ou seja, mais profissionais qualificados serão atraídos para o ramo. E quem ganha com isso? Exatamente! Você: o cliente.