>
>
Como Ser Acompanhante: Tudo Que Você Precisa Saber

Como Ser Acompanhante: Tudo Que Você Precisa Saber

Foto de Redação Alexa

Redação Alexa

13 minutos de leitura
Como ser acompanhante no Brasil

Com certeza, você já deve ter se emocionado com a história de Vivian Wards, a personagem de Julia Roberts no clássico Uma Linda Mulher, ou assistido à série Bruna Surfistinha na televisão e pensado como ser acompanhante e quais os desafios que você enfrentaria ao iniciar na profissão, não é mesmo?! 

Bem, todos sabem que o prazer é inerente aos seres humanos e que não há como negar a sexualidade nem mesmo os desejos sexuais (até a deusa do amor, Afrodite, se inclinava aos desejos carnais), porém, o termo ‘acompanhante’ é relativamente recente, sobretudo ‘acompanhante de luxo’ (apesar da profissão ser a mais antiga do mundo).

Mas saiba que trabalhar com o prazer não é novidade nem, como muitos pensam, é preciso viver em condições precárias para optar pela profissão. Hoje, é comum encontrar acompanhantes com profissões paralelas, como advogados e professores, por exemplo, pois a possibilidade de faturar altos valores mensais e poder organizar os próprios horários são bastante atrativos. 

Contudo, cuidar e usar o corpo como instrumento de trabalho, lidar com o público e com o preconceito são desafios que devem ser enfrentados por quem escolhe começar a fazer programas, principalmente no Brasil, onde a profissão é ainda bastante estigmatizada. Portanto, se você está pensando em investir na carreira e quer saber como se preparar, confira este tutorial. Aqui, você vai receber todas as orientações que precisa sobre como ser uma acompanhante.  

Desafios da profissão de acompanhante no Brasil

As chances de obter um alto faturamento mensal é um dos principais atrativos para quem escolhe se tornar acompanhante. Contudo, é preciso empenho para se tornar um(a) acompanhante de alto padrão (ou “acompanhante de luxo”) e, assim, alcançar resultados financeiros significativos.

Dificilmente, você vai encontrar profissionais do sexo em esquinas oferecendo seus serviços, como acontecia há alguns anos. Hoje, no Brasil, o cenário de trabalho desses profissionais é, principalmente, a internet, em sites adultos e redes sociais, clubes e boates noturnas.

Com a ascendência do mundo digital, para conquistar clientes, os profissionais do sexo precisam fazer a própria divulgação através de anúncios, fator complicador para alguns acompanhantes. Digo isso porque, na profissão, a aparência jovem tem grande relevância.

Em geral, a carreira de um(a) acompanhante é curta, diferente de certos ofícios em que é possível chegar aos 60 anos em pleno exercício de trabalho. Há exceções de acompanhantes mais velhos(as), acima de 35 anos, por exemplo, mas você pode ter certeza que não faturam como quando mais jovens.

No mais, para além desses poréns, a profissão também requer pulso firme para dizer ‘não’ ao comportamento abusivo de alguns clientes. Infelizmente, o preconceito e a indiferença em relação à profissão ainda acompanham parcela da sociedade. 

É preciso lutar e manter-se firme frente aos preconceitos. A moralidade insiste em aprisionar, mas a resistência faz a diferença, não é à toa que a profissão já é reconhecida e regularizada, desde 2002, pelo Ministério do Trabalho e do Emprego.

Agora que você conhece alguns dos desafios que os profissionais do sexo enfrentam no Brasil, continue a leitura e confira como ser acompanhante e enfrentar com garra as dificuldades impostas pelo ofício.

As vantagens de ser acompanhante

Como acompanhante, você não vai encontrar apenas desafios em seu caminho, há também inúmeras vantagens ao exercer a profissão. Uma delas é a possibilidade de ser seu próprio chefe. Imagine não precisar prestar contas ao final do dia nem ter que justificar o porquê agiu de determinada maneira. É uma mega vantagem, você não acha?

Você também tem liberdade para organizar os seus horários como quiser, escolhendo o turno em que sente mais disposição. Por exemplo, se você é o tipo de pessoa que tem mais energia à noite, você pode atender seus clientes nesse período. Mas se você estuda ou trabalha em outro lugar, você pode encaixar seus atendimentos nos intervalos para não sobrecarregar sua rotina.

Além disso, uma das maiores e mais chamativas vantagens é a possibilidade de obter um alto faturamento no mês. Isso porque quem coloca o valor em cada atendimento é você, logo, a depender de quantos clientes você atende, o lucro diário pode ser bem grande. E se você optar por ser acompanhante de luxo, as possibilidades de faturamento são infinitas.

Há muitos(as) clientes que contratam acompanhantes para viagens de negócio, jantares em família, entre outras atividades que não apenas sexo, e o valor investido no serviço é grande. Por isso, se você pensa em se tornar um(a) acompanhante, invista em sua carreira e aprenda com quem sabe do assunto. 

Então, como ser uma acompanhante?

Você pensa em tornar-se acompanhante? Então, está no lugar certo! É preciso buscar conselhos e conversar com quem realmente entende do assunto, e a Fatal Model é expert no tema.

Portanto, para ajudar você a driblar os desafios da profissão e desfrutar de uma carreira bem-sucedida, a seguir, confira 7 importantes conselhos para você começar com tudo na carreira. Tome nota ou tire print em seu celular para não esquecer de nada. Confira

1. Defina sua identidade

Uma das primeiras decisões que deve fazer é quanto a sua identidade: você vai utilizar sua identidade verdadeira, isto é, seu nome e sobrenome de nascimento? Se sim, bora para a próxima dica. Mas se você não deseja utilizar seu nome real, você precisa escolher um nome profissional.

Se você não tem ideia de qual escolher, acesse os sites de acompanhantes e faça um levantamento dos nomes dos(as) profissionais. Observe se há algum nome que se repete muito, se os acompanhantes usam um nome ou apelido, se colocam sobrenome… Faça uma pesquisa mesmo e, na hora de escolher o seu, tenha em mente essas dicas:

  1. Escolha um nome curto, que seja fácil de falar.
  2. Escreva o nome e veja se ele é fácil de identificar visualmente.
  3. Crie algo forte, com muita personalidade.
  4. Fuja da mesmice. Opte por uma identidade única, que ninguém mais usa. INOVE!
  5. Decida se deseja mostrar seu rosto ou não.

    Há diversos textos aqui no Fatal Blog e vídeos no canal do Youtube sobre escolher uma persona e decidir se deve mostrar o rosto ou não, confira:
https://youtu.be/YXNMCQ9RC_g

2. Organize sua vida financeira

Lidar com o próprio dinheiro é um desafio em todas as profissões, ainda mais quando, de repente, você começa a faturar valores altos. O deslumbramento e a vontade de viver momentos que antes não eram possíveis devido à má condição financeira são naturais, quem não quer aproveitar a vida, não é mesmo?!

Contudo, para que esses momentos não tenham prazo de validade, é preciso desenvolver inteligência financeira. Calma, não estou falando que você precisa começar a elaborar tabelas no Excel ou, ainda, contratar alguém para cuidar de seu dinheiro (o que pode ser uma boa decisão).

O que desejo mostrar neste tópico é que, para o lucro de seu trabalho não ser passageiro, você deve aprender a gerenciar seu dinheiro. Ainda mais que, como profissional autônomo, o faturamento pode variar a cada mês.


Por essa razão, mesmo que o valor de entrada seja baixo, aprenda a colocar tudo na ponta do lápis: faturamento tanto diário quanto mensal, gastos fixos e eventuais, incluindo quanto gasta para trabalhar, como valor de táxi e locação de quarto, por exemplo. A embaixadora, Kelly Medeiros, aborda essa temática e dá dicas de como se organizar:

https://youtu.be/7rTaTmswLl0

Gerencie os custos e analise a precificação de seu trabalho e faturamento, para que você consiga dar conta de seu sustento diário e, ainda, investir parte do dinheiro, lembre-se: a carreira de acompanhante é curta, logo, você precisa elaborar planos a longo prazo.  Confira outras dicas de onde investir seu dinheiro aqui. 

Acompanhantes têm direitos trabalhistas?

Embora seja uma profissão regulamentada, como você pôde conferir no parágrafo anterior, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) não compreende o serviço de acompanhante como um trabalho formal, logo, não garante aos profissionais do sexo o direito aos benefícios trabalhistas, como aposentadoria e auxílio-maternidade, por exemplo.    

Dessa forma, para que tenham os direitos previdenciários garantidos, os(as) acompanhantes devem contribuir com a previdência social, destinando 20% de suas rendas para esse fim. Caso o profissional opte por não declarar a profissão, o valor destinado cai para 11% – mas, nesse caso, ele perde a possibilidade de se aposentar por tempo de serviço e de ganhar auxílio doença.

    

3. Cuide de sua aparência

Toda profissão tem suas exigências e, aos profissionais do sexo, a aparência é o fator determinante para conquistar clientes e fazer sucesso, sobretudo, aqueles que optam por ser acompanhantes de luxo.

Diferente de como acontecia quando os anúncios eram divulgados nos classificados do jornal (você lembra disso?), em que os anunciantes descreviam a aparência em detalhes, hoje, para escolher seus serviços, os clientes, primeiramente, analisam suas fotos e vídeos.

Então, anote aí mais um conselho deste tópico: invista em book fotográfico de excelente qualidade. Procure um fotógrafo de confiança e com um trabalho digno de acompanhantes de luxo e faça um ensaio sensual. Mas não se preocupe quanto ao seu rosto, não é preciso mostrá-lo.

Seu corpo é seu principal instrumento de trabalho, por isso, dedique-se ao seu corpo e a vestir-se bem. Roupas, perfumes e maquiagens fazem parte de seu ofício. Inclusive questões de higiene pessoal, tomar banho antes e depois de fazer os atendimentos, a fim de manter o aspecto de limpeza, é fundamental.

Além disso, vá ao médico e realize exames com frequência. O cuidado com o corpo também envolve sua saúde. Portanto, em nenhuma hipótese, aceite fazer sexo sem proteção ou utilize preservativos oferecidos pelos clientes. Tenha sempre em mãos diversas opções de camisinhas.

O cuidado e zelo pela sua saúde e aparência são a chave para seu sucesso como acompanhante.

4. Seja profissional

Busque, em todas as situações, ser o mais profissional possível. Enquanto você está com um cliente exercendo seu ofício, sexo é o seu negócio. Portanto, se você deseja fazer sucesso, aja sempre de modo profissional, desde a hora que o cliente entra em contato com você para marcar o horário, até a conclusão do atendimento. 

O profissionalismo tem a ver com o conjunto de características que você cultiva no exercício de sua função. Logo, o modo como você se comporta junto aos clientes define se você acredita e, sobretudo, valoriza seu trabalho.

Portanto, trate seus clientes de maneira séria (mas não de cara fechada, é claro), educada e discreta. Evite ser grosseiro e ríspido, aprenda a lidar com público. No início, pode ser que você tenha dificuldade, mas é importante que você entenda que conquistar clientes, realmente, exige esforços.

5. Fidelize clientes

Mais do que receber clientes novos todos os meses, você deve se empenhar para fidelizar aqueles que já atendeu. E se você estiver se perguntando como isso é possível, bem, a resposta pode parecer clichê, mas é a chave para o seu sucesso como acompanhante: através de um bom atendimento.

Trabalhar com o público, como você viu acima, nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes, você vai ter que lidar com pessoas de jeitos muito diferentes do seu, talvez mais sérias e introvertidas, o que vai exigir paciência e, principalmente, profissionalismo, para driblar as possíveis dificuldades de comunicação e realizar com educação o atendimento.

Além disso, busque sempre facilitar para os clientes, esteja disposto(a) a negociar, conversar e ainda propor algo diferente para diversificar os encontros. Lembre-se: quando o atendimento é de qualidade, os clientes sempre retornam.

6. Cuidado com a saúde

Além do cuidado com a aparência, a sua saúde também precisa de muita atenção, pois o corpo é o seu principal meio de trabalho. Quando foi que você realizou seu último pré-câncer ou o último exame de sangue para verificar se não contraiu alguma infecção, como a hepatite B, por exemplo, ou vírus, como o HIV?

A visita regular ao médico é indispensável ao trabalhar como acompanhante e o intervalo entre as consultas, obrigatoriamente, deve ser a cada três meses. Além disso, o preservativo deve ser seu melhor amigo sempre. Não aceite atender sem camisinha nem se o cliente implorar. Lembre-se, é a sua saúde que está em jogo.

Também, vá ao centro de saúde de sua cidade e peça ao médico para começar a tomar a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), um medicamento que impede que o vírus causador da AIDS atinja o seu organismo caso você tenha contato com algum cliente contaminado por HIV.  

Essas são maneiras de você cuidar de sua saúde e garantir que a profissão traga somente coisas boas para a sua vida, como retorno financeiro e novas oportunidades.

https://youtu.be/NfpdJlYHvKY

7. Procure um canal de anúncios seguro

Como comentamos em um dos tópicos deste post, o principal meio de divulgação dos profissionais do sexo é a internet. Os classificados de jornal, há muito tempo, saíram de moda, e são raros os acompanhantes que contam apenas com o público de boates e casas noturnas.

O crescimento do mundo digital mudou a forma de consumo do serviço, fazendo surgir inúmeros sites adultos e incentivando o uso de redes sociais para anúncios. Porém, ainda que a internet tenha facilitado a visibilidade dos acompanhantes, ela também é um ambiente perigoso, que exige atenção e cuidado.

Nem todo site adulto é confiável e fornece a segurança que você precisa para o exercício da profissão. Portanto, não se cadastre no primeiro site que aparecer na internet ou que falarem para você.

Pesquise as melhores plataformas de anúncios, analisando os comentários dos usuários e as ferramentas que oferecem para segurança tanto dos acompanhantes quanto dos clientes. Não se satisfaça com sites amadores, até mesmo porque nem todos apresentam grande número de acessos.

Além disso, fique atento aos sites que cobram pela divulgação dos anúncios, isso é crime! Invista em uma plataforma digital séria e que valoriza seu trabalho.

Conheça a legislação: trabalhar como acompanhante é crime?

Diferente de países como a Sérvia, Romênia e Croácia, no Brasil, maiores de 18 anos podem exercer livremente a profissão de acompanhante, pois a atividade não é considerada crime.  Inclusive, o Ministério do Trabalho reconhece a profissão desde 2002, garantindo que os profissionais que contribuem com a previdência social tenham direito à aposentadoria.

Contudo, ao buscar espaço para trabalhar, você deve tomar cuidado, pois a Lei considera criminosa toda a pessoa que obtém lucro a partir da prática sexual de outras pessoas. Ou seja, cuidado onde vai trabalhar e as possibilidades de trabalho que oferecerem a você. Não aceite que outras pessoas participem dos lucros de seus atendimentos, porque isso é crime.

Confira mais sobre esse assunto no texto Prostituição é Crime? Veja o Que Diz a Legislação Brasileira Sobre o Assunto

A seguir, confira os melhores modelos de trabalho para você iniciar a carreira como acompanhante.

Modelos de trabalho

Para iniciar sua trajetória como acompanhante, procure espaços e pessoas que possam orientar você, mas que não queiram se beneficiar do lucro do seu trabalho (cafetões ou agências, por exemplo), porque, como você viu, essa é uma prática ilegal. 

Por isso, invista em modelos de trabalho amparados pela Lei, que não tragam prejuízos a sua carreira. A seguir, confira duas das possibilidades que você tem para começar a exercer a profissão. Confira.

Boate ou clube

Boates e clubes são ótimas opções para você captar seus clientes. Durante as festas à noite, muitas pessoas procuram por companhia e você pode aproveitar para oferecer os seus serviços. Procure por outros(as) acompanhantes que frequentam o local e aumente sua rede de contatos, para que logo logo você comece a ser visto sem precisar de muito esforço.

Acompanhante independente

Outra opção é você divulgar os seus serviços em plataformas exclusivas para anunciantes. Você já ouviu falar na Fatal Model? 

A FM é um site sério e preocupado com as questões que envolvem a liberdade de expressão e o uso livre do corpo, defendendo o respeito e a igualdade acima de todas as coisas. 

Portanto, se sua intenção é levar a sério e investir na carreira de acompanhante, acesse a plataforma e conheça os benefícios que ela oferece àqueles que anunciam. São ferramentas digitais que aumentam a credibilidade e segurança de seus usuários: anunciantes e clientes.

Deixe-me dar um spoiler de alguns dos recursos que você encontra na FM:

  • Mídia de comparação: recurso que visa melhorar a experiência do usuário, aumentando a credibilidade dos serviços anunciados. Logo, devido à segurança oferecida pela ferramenta, a FM é um dos sites mais acessados, fator que garante a você maior visibilidade.
  • Filtros de busca: ao acessarem a plataforma, os clientes podem filtrar a busca, seja por gênero, idade, localização ou, ainda, atrativos físicos. Além disso, é possível que seus clientes o encontrem filtrando os anunciantes através de seu nome.
  • Verificação de documentos: este recurso tem como finalidade combater os perfis fake, assegurando aos clientes que seu perfil é real. Mas fique tranquilo, pois nenhum de seus documentos é divulgado pela plataforma.

Você viu como a FM leva a sério a profissão de acompanhante e investe para que você faça seus anúncios em um site totalmente seguro, tanto para você quanto para aqueles que procuram os seus serviços.

Não deixe para depois, acesse agora mesmo a Fatal Model e cadastre-se como anunciante. O sucesso de sua carreira profissional está em suas mãos.

Leia também
Tags

Compartilhe este artigo:

Assine nossa newsletter
para receber mais conteúdo