Com o intuito de conscientizar a população sobre os cuidados a cerca da saúde masculina, durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de combate ao câncer de próstata.
A campanha, presente em diversos países, informa sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de lembrar aos homens que cuidar da saúde é fundamental.
Continue a leitura para entender melhor a importância desse mês para incentivar os homens de todo o mundo a cuidarem-se melhor.
O que é câncer de próstata?
Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.
O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.
Quais os fatores de risco?
Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:
- Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
- Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
- Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
Realize seus exames de rotina e viva melhor
Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças em geral. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, destaca-se os seguintes exames que precisam ser realizados com frequência:
- Verificação da pressão arterial;
- Hemograma completo;
- Dosagem da glicemia;
- Dosagem do colesterol;
- Testes de urina;
- Atualização da carteira vacinal;
- Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC);
- Exame da próstata.
Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.
Novembro Azul e o incentivo ao exame de Próstata
Por conta do preconceito que envolve o exame de próstata, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.
O Novembro Azul aborda exatamente questões como essa, a desmitificação sobre o assunto e o incentivo a realização dos exames de rotina.
Os exames mais indicados para avaliar a saúde da próstata são o toque retal e a análise sanguínea, que devem ser realizados todos os anos por todos os homens com mais de 50 anos de idade.
Quando são encontradas alterações em algum destes dois exames, o médico pode solicitar outros, como o cálculo da densidade do PSA, exame de urina PCA3, ressonância da próstata e a biópsia, que são solicitados de acordo com a necessidade de cada homem.
os principais exames usados para avaliar a próstata são:
- Exame de sangue;
- Toque retal;
- Ultrassonografia transretal;
- Medição do jato de urina;
- Exame de urina de laboratório;
- Biópsia.
O que pode ser o exame de próstata alterado
Os exames podem ter resultados alterados quando ocorrem problemas como:
- Crescimento da próstata, conhecida por tumor benigno da próstata;
- Presença de bactérias na próstata, também conhecida por prostatite;
- Toma de medicamentos, como diuréticos, esteroides ou aspirina;
- Realização de procedimentos médicos à bexiga, como biópsia ou cistoscopia, podem elevar ligeiramente os níveis de PSA.
Além disso, com o envelhecimento, os níveis do exame de sangue de PSA pode aumentar e não significar doença.
Qual o tratamento para o câncer de próstata?
O câncer de próstata é feito por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas de tratamento, que podem ser combinadas ou não. A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso.
Quando localizado apenas na próstata, o câncer pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais. No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata tiver se espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos.
A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Lembrando que: Os cuidados não devem ser realizado apenas no Novembro Azul, mas sim o ano todo. A data simboliza a importância dos homens cuidarem da sua saúde frequentemente, não apenas em datas especificas.
Confira também outros textos aqui do Fatal Blog, relacionados aos cuidados que os homens também devem ter com sua saúde: