O ano termina e começa outra vez – diz a canção natalina “Então é Natal“, e tão importante quanto começar um novo ano com boas energias, é estar preparado(a) para ele. Partindo desse princípio, resolvi compartilhar com você neste texto algumas dicas de como um(a) acompanhante pode se planejar para 2021.
Planejamento e metas são importantes para sabermos onde queremos chegar com os nossos objetivos. Você só irá alcançá-los se souber por qual caminho está seguindo, um planejamento pessoal serve para te direcionar, pois é muito fácil se perder durante o trajeto com as distrações e desafios do dia a dia.
Dicas para montar seu planejamento de 2021
Ter metas estabelecidas é como ter um mapa nas mãos, você sempre se lembrará para onde quer ir e como fazer para chegar. Por isso, baseada em minhas experiências separei dicas de como um(a) acompanhante pode se planejar para iniciar o ano.
Se você começou na profissão em 2020, ainda não tem um parâmetro de quais meses são os melhores e quais os mais fracos. Porém, diante de um ano tão atípico, é difícil dizer como serão os próximos meses, tendo em vista uma pandemia que ainda não se sabe quando acaba. Ainda assim, como acompanhante na estrada há mais de três anos, digo que de janeiro até metade de março são dias bem fracos.
1) Para quem é empregado de carteira assinada, os feriados prolongados são como miniférias, para um(a) garoto(a) de programa autônomo(a) é um pesadelo, pois isso pode significar dias sem atendimentos. Então, considere que nesses períodos o movimento cai. Não gaste toda sua renda no fim de ano e tenha cautela;
2) Neste período é importante ter clientes fidelizados, porque até nos meses mais escassos, muitos deles voltam, afinal, todo mundo precisa sair da rotina um pouco;
3) Com todas as mudanças da FM em 2020, os anúncios podem funcionar como uma rede social, já que os usuários podem optar por acompanhar as novidades de suas acompanhantes favoritas com a função “Seguir”. Seja esperta e trabalhe seu anúncio para criar sua identidade, ou seja, sua personalidade, isso também contribui para ser mais atrativa e se destacar o ano todo, evitando uma caída drástica nos atendimentos. Alimentar seu anúncio com fotos e vídeos diariamente é também uma estratégia. Planeje sua semana acrescentando isso na lista de coisas a fazer!
Divida suas metas
Tem um sonho ou objetivo muito grande? Lembre-se de dividi-lo em partes, metas menores são colocadas em prática de forma mais rápida e concluídas mais brevemente. No ramo das acompanhantes não é diferente, faça planejamentos de curto, médio e longo prazo, veja um exemplo:
Metas de curto prazo (semanais) – quantos atendimentos quero fazer por semana para pagar meus gastos e começar uma poupança;
Médio prazo (a cada trimestre) – quanto guardar ou em que investir o dinheiro guardado;
Longo prazo (a cada seis meses ou final do ano) – metas maiores como fazer uma viagem dos sonhos, comprar um carro ou o smartphone mais top;
Seja realista
Não dá para colocar como meta comprar uma BMW em seis meses ou uma viagem pela Europa (considere a pandemia), por isso a importância de ser realista, coloque coisas que você realmente consiga realizar dentro do prazo estipulado. Leve em consideração seus pontos fortes e fracos na hora de criar seu planejamento, isso também faz parte de ser realista. Seus pontos fortes podem te acelerar e seus pontos fracos devem ser trabalhados no dia a dia.
Tipos de metas
Muita gente só coloca no papel as metas financeiras, também já fiz isso, mas a minha experiência no mercado de trabalho me ensinou a dividi-las em:
• Pessoais: Neste quesito está tudo que irá agregar na sua vida privada, como investir em plano de saúde, comprar uma casa ou um carro. Além de investimentos em conhecimento através de cursos de formação, como graduação ou uma pós- graduação, mas pode ser também um curso que contribui no seu lado profissional como aulas de massagem ou sobre redes sociais para melhorar seu engajamento no Instagram e Twitter ou, ainda, um procedimento estético;
• Financeiro: quanto você quer ganhar, investir ou adquirir de bens materiais;
• Espirituais: todo mundo precisa evoluir como ser humano, então por que não colocar como meta algo que te acrescente nesse sentido? Pode ser a leitura ou estudo de alguma religião que você tenha interesse ou mesmo, se já tem uma, passar a ser mais frequente na igreja ou nas orações no dia a dia, algo que realmente te ajude a melhorar sua energia espiritual;
• Viagens: Sair para conhecer um pouco do mundo vai te ajudar a crescer espiritualmente, adquirir bagagem pessoal e até financeira, pois é mais atrativo sair com uma acompanhante que tem boas experiências para compartilhar.
Liste os lugares que pretende conhecer dentro de um ano ou dentro de seis meses, não precisa ser uma viagem internacional logo de cara, comece conhecendo seu próprio Estado ou mesmo os pontos turísticos mais próximos da sua cidade, isso já vai te dar um gás para querer ir em outros lugares;
Faça seu cartaz de metas
Aprendi no marketing a importância de ter nossos sonhos bem a nossa frente o tempo todo. Isso quer dizer fazer um cartaz, colocando imagens (recorte de revista ou imprima) das coisas que você quer conquistar. Divida o cartaz ao meio no sentido horizontal e vertical, formando quatro quadrados e escreva em cada um as metas que dividimos ali em cima (pessoal, financeira, espiritual e viagens) embaixo de cada uma cole as imagens, visualizá-las o ano todo vai te ajudar a manter o foco.
Não se esqueça de…
Criar novos planos, objetivos de vida, ir em busca dos sonhos, tudo isso é importante. No entanto, não se esqueça de olhar para esse ano que está no fim e fazer uma análise pessoal de tudo que foi bom para sua vida, as pequenas coisas conquistadas no dia a dia, desde uma semana que conseguiu frequentar a academia todos os dias ou ter mantido uma boa quantidade de atendimento durante um determinado período.
Se você consegue realizar algo por sete dias, provavelmente se insistir, vai conseguir por mais um, depois mais um e assim sucessivamente. Um passo todos os dias e um dia de cada vez. Afinal, a gente não sabe como será amanhã, mas o planejamento está ali para isso, para lembrar que pode haver o amanhã e você está pronto (a) para ele. Seja para continuar ou recomeçar, pois nossa vida é assim, cheia de recomeços.
Seja insistente com você, no final do dia ou do ano, dá um orgulho danado olhar para trás e ver que concluiu sua meta ou fez de tudo o que estava ao seu alcance para isso acontecer.
Desejo um excelente Ano Novo!