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Recebeu Calote de Clientes? Aprenda a Evitar

Recebeu Calote de Clientes? Aprenda a Evitar

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Redação Breno

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Recebeu Calote de Clientes? Aprenda a Evitar

Sem dúvidas, um dos maiores desafios da profissão de acompanhante é confiar na boa índole dos seus clientes. 

Algo extremamente comum no ramo é o calote: o cliente marca o encontro com a (o) acompanhante, sai, mas, na hora de pagar pelo trabalho, ele some (ou dá alguma desculpa esfarrapada).  

Essa atitude é repudiante e extremamente injusta, pois é, acima de tudo, uma grande falta de respeito com os profissionais da área. 

Infelizmente, não é possível confiar 100% nas pessoas – e isso vale para qualquer relação de trabalho. 

Por essa razão, você precisa se prevenir e aprender a lidar com esse tipo de situação.  

Pensando em ajudar, separei algumas dicas de como você pode evitar receber calote dos seus clientes. 

Vamos lá? 

Peça o seu dinheiro antes de atender o cliente

Uma das principais formas de evitar o calote durante um atendimento, é você pedir o seu dinheiro antes de começar o trabalho. 

Para evitar que o cliente se aborreça com isso, é importante que você deixe bem claro, enquanto estiverem conversando e agendando o encontro, que essa é uma das suas exigências. 

Se ele se negar, ainda assim, é um motivo para você ficar atenta (o). 

Você pode, por exemplo, explicar que tem medo de calotes, por já ter passado por isso, e que, por essa razão, prefere que o pagamento seja adiantado. 

Mas, é claro: explique que o pagamento será no dia do encontro (e não uma transferência dias antes, por exemplo). Se você exigir isso, é o cliente que poderá ficar desconfiado. 

Aceite todas as formas de pagamento, mas tenha atenção 

No Fatal Model, os (as) anunciantes podem colocar no seu perfil quais são as formas de pagamento que eles (as) aceitam. 

Nesse caso, fique atento (a)! 

Se você exigir o pagamento somente em dinheiro, correrá o risco de os visitantes evitarem sair com você. 

Hoje em dia, é cada vez mais raro as pessoas transitarem com dinheiro na carteira, não é mesmo?  

Muitos pagamentos são feitos online, por aplicativos, máquinas de cartão etc. 

Além disso, imagina se você exige esse dinheiro no dia do encontro, e o cliente não tiver em espécie… como você terá garantia de que ele irá pagar depois? 

Portanto, além de deixar claro que você prefere que o pagamento seja feito antes, esclareça, também, qual a forma de pagamento você aceita. 

E lembre-se: seja qual for (dinheiro, cartão, transferência), priorize o pagamento adiantado! 

Aprenda a desconfiar 

Quando se é iniciante no ramo, é mais comum problemas como o calote acontecerem, por falta de experiência e da própria malícia que se adquire ao longo do tempo. 

Nesse caso, é comum que muitas pessoas caiam em “conversas baratas” do tipo: “vou no carro buscar o dinheiro e já volto”; “esqueci minha carteira, amanhã eu pago”; “vou querer te ver mais vezes nesse mês, posso pagar tudo no final?”; e por aí vai. 

Embora algumas vezes isso possa ser verdade, acredite: na grande maioria, não é. 

Além disso, também é preciso considerar aquele velho ditado: quem vê cara, não vê coração. 

Sabe aquele (a) cliente bonito (a), rico (a), com um bom carro e boas roupas? Ele (a) também poderá aplicar calote na hora de pagar pelo seu serviço – e isso é mais comum do que parece. 

Portanto, aprenda a desconfiar.  

Também não tenha medo de demonstrar firmeza nas suas decisões quanto à forma como estabelece o pagamento que você irá receber.  

Lembre-se de que você é “o seu chefe” e, se não tomar essas medidas, correrá o risco de não receber o seu dinheiro. 

Essa é uma forma de valorizar o seu trabalho! 

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